VIAJANDO PELO MUNDO: INTERCÂMBIO - PARTE 1.

1456973808_6_1aip_large
Na verdade todas nós sonhamos em fazer intercâmbio e conhecer o mundo lá fora, mais algumas pessoas ainda tem duvidas de alguns fatores sobre o assunto, acompanhe a nossa nova coluna, viajando pelo mundo, que fala sobre intercâmbio, viagens e muito mais. Depois de muitas pesquisas e de muito trabalho consegui achar uma materia suficiente para fazer um post onde você tirasse suas duvidas sobre intercâmbio.
Intercâmbio: Resumindo, o intercâmbio refere-se a estudantes que passam um período variado (normalmente de seis meses á um ano) estudando em outro pais. Existem algumas agencias de intercâmbio que fazem contato com escolas de nivel medio e realizam a troca de estudantes, ou seja, um aluno brasileiro viaja para um determinado pais e estuda em uma escola americana e passa a ser hospedado na casa de um estudante americano, que por sua vez vem para o Brasil e hospeda-se na casa de um estudante brasileiro. Muitas instituições possuem o convênio para intercâmbio entre alunos. 
Tumblr_lsg4qxd4gp1qkf588o1_500_large
Objetivo do intercâmbio: Nos maiores casos o objetivo é a possibilidade de aprender e aprimorar outro idioma, além de estar em outra realidade, longe de tudo e de todos que conhece, convivendo com culturas e pessoas diferentes. Além da experiência em outros paises, conhecendo lugares e oportunidades novas. 
Tumblr_lv93buenzb1qb7hc2o1_500_large
A valorização de uma viagem: A valorização que o mercado de trabalho dá aos profissionais que fizeram intercâmbio é outro incentivo aos estudantes. Principalmente empresas multinacionais ou que importam e/ou exportam suas mercadorias. Até mesmo em programas de seleções, essa experiência é diferencial ao currículo do candidato.
Pagamento em programas de intercâmbio nas universidades: Tanto nas universidades particulares como nas públicas, o intercambista é responsável por todas as despesas da viagem – passagem, hospedagem, alimentação, visto e seguro de vida. O que diferencia é que os alunos das particulares permanecem pagando a mensalidade da sua instituição de origem no período da viagem. Há algumas exceções também em programas de universidades públicas, que, em poucos casos, chegam a oferecer bolsas para despesas extra-acadêmicas.
Programas de bolsa auxilio: Além de programas de intercâmbio, algumas instituições oferecem programas de bolsas. A bolsa auxilio possui o processo em que poucos casos as escolas (instituições) oferecem elas para despesas extra-acadêmicas.
Intercâmbio cultural: É um intercâmbio com a finalidade de conhecer culturas, tradições e idiomas de países diferentes. Ou seja, para estudos.
Tumblr_ltdov0sqy71qi23vmo1_500_large
ESL: English as a Second language. São cursos de inglês que você pode fazer em qualquer pais. Como vimos, intercâmbio significa ir estudar ou trabalhar em outro país então ESL em outro pais é um intercâmbio. A diferença é que você encontra esse curso em sites de pesquisas, acha a escola e não precisa ficar pagando agencia.
Se sou menor de idade, posso fazer intercâmbio? Se você for menor de idade, já pode pagar curso e moradia, daí você poder imigrar.
O que é fazer High School?  É um programa onde de intercâmbio, onde o participante tem a oportunidade de passar o primeiro e o segundo semestre letivos no exterior, estudando em uma escola publica e hospedando-se na casa de uma familia voluntária preparada para receber o estudante. 
Se você quiser fazer o High School por conta, ai você tem que se matricular em um Boarding High School, que são internatos. Alguém que fale inglês tem que te ajudar a fazer a matricula, porque os sites são em inglês.


Aguardem pela a nova coluna na parte dois.

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, tem uma cara muito linda e clena....!! Parabéns!

    Amei o post, super informativo!

    beijos!

    http://maniadeguria.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, pretendo fazer intercambio assim que terminar a faculdade porém, existe a opção em morar em apartamento, acho mais pratico!
    meusdezoitoanos.blogspot.com

    ResponderExcluir