Click!

Heeey meninas! 
Acho necessário você souber várias dicas para fazer fotos, sempre que vamos fazer fotos da gente temos algumas dúvidas de poses, acessórios, etc. Edições tambem, é algo muito importante para uma fotografia, sem muitos efeitos, bordas e etc. Então, as dicas e inspirações para vocês seguirem abaixo:
Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. 
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros. 

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto. 
Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. 
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
Fundo e espaço da foto

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. 
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça. O legal é você procurar uma parede colorida, mas não fique colado da parede, se distancie uns 3 a 5 cm da parede. Algumas coisas sim, deixa o espaço da foto legal, mas cuidado com algumas coisas. Abaixo algumas fotos para vocês se inspirarem:

Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.


Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. 
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados. 

Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. 

Poses e criatividade

Sempre tente inovar nas poses. Não faça fotos repetitivas, pra quem não for entrar no seu orkut e ver todas fotos parecidas, fica chato né? Tente sempre ser criativa em cada pose que for fazer, não faça paz e amor sempre, fotos de espelho não são muito legais (principalmente em espelhos quebrados e manchados),  não fique com dedinho na boca, pernas abertas, não faça fotos com apenas uma roupa, em uma tarde que você for fazer fotos suas sempre vai mudando de roupa. O legal mesmo é se inspirar em editoriais de moda, sempre ajuda na hora que for fazer a foto. Para que a foto saia criativa use acessórios, sempre ajuda.Óculos, ursos, fone, guarda chuva, o legal é: encontre algo legal e faça com que que fique criativo na foto, NUNCA tire fotos com dinheiro, não é legal. Abaixo algumas fotos para vocês se inspirarem:




O que acharam ?

3 comentários:

  1. Tenho a fotografia como um hobby e considerei suas dicas ótimas .
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. adorei o post! Seu blog tem bastante conteúdo! Parabens (:

    ResponderExcluir